-
Arquitetos: Studio Velocity
- Área: 55 m²
-
Fotografias:Kentaro Kurihara
"Desconstrução de uma arquitetura de multi-pavimentos": Um terreno com uma casa principal de dois pavimentos é dividido ao meio e uma nova casa será construída para um jovem casal na área vazia.
Embora haja espaço suficiente no entorno e não existem edifícios próximos, é inevitável que a nova casa seja construída próxima à casa principal. Além disto, um espaço de estar em mais de um pavimento era necessário devido à limitação da área do terreno.
Portanto, para evitar estar frente à frente, um volume arredondado foi escolhido na esquina do volume quadrado da casa principal. Foi disposto desta maneira para criar um espaço como um vale entre os dois edifícios, se abrindo e se espalhando em direção ao lado de fora. O volume redondo é disposto em um terreno de formato irregular, criando jardins de formas variadas em torno dele, que pode ser compartilhado com a casa principal. Cada ambiente do primeiro pavimento do edifício de volume redondo possui uma porta que se abre para os jardins.
Uma série de pequenos ambientes e um banheiro estão localizados no primeiro pavimento, e um grande hall onde todos podem se reunir está disposto no segundo pavimento. Ambos os níveis estão relativamente próximos através da redução da altura da laje que se encontra entre eles, e portanto, os jardins podem ser vistos inclusive do centro do segundo pavimento pelas escadas fechadas e os ambientes inferiores.
Entrando pela entrada principal do segundo pavimento, as escadas fechadas estão dispostas dentro da sala de estar principal que está repleta de luz com um pé direito alto; as escadas parecem estruturas esbeltas de variadas alturas. O espaço provoca uma sensação de estar na rua de uma cidade, e faz com que pareça estar ao nível do solo apesar de estar distante do chão.
Cada uma das quatro escadas fechadas conecta à um ambiente. Quando se olha para cima pelos forros abertos do dormitório das crianças ou do quarto principal (a partir do interior das escadas fechadas) que quase chegam até o teto, o céu pode ser visto e a luz natural é derramada nas claraboias por cima das aberturas nas escadarias enclausuradas. Esta casa pretendia ser um local onde uma pessoa fosse capaz de sentir o solo e o céu em tudo, mesmo sendo um edifício com mais de um pavimento.
A eliminação da descontinuidade entre as escadarias dos vários níveis que existem, poderiam conduzir à um desenvolvimento de um novo ambiente de vida unida e contínua. A inter-relação existente em cada área - inclusive o exterior, pela intersecção da sala de estar externa e interna, a hierarquia entre o primeiro e o segundo pavimento desaparece e as funções e cenários individuais se mesclam no conjunto.